quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Feira do livro em Cuba comemora 160 anos de José Martí
 Powered by Web Marketing
Por Alexandre Bazzan Caros Amigos - Publicado em Quinta, 28 Fevereiro 2013

"Saber ler é saber andar
Saber escrever é saber ascender"
José Martí

HAVANA - Chegando à fortaleza de San Carlos de la Cabaña o que se via era uma enorme fila, pessoas indo e vindo para prestigiar a Feira Internacional do Livro de Havana. O público, digno de uma partida de beisebol, ainda o esporte mais popular em Cuba, se aglomerava entre os estandes para tentar encontrar algo entre os mais de três mil títulos.

A 22ª edição do evento é uma oportunidade única para de conseguir livros mais em conta, desde novas edições até títulos antigos que também são colocados à venda. Esse ano o país convidado foi Angola e a feira foi dedicada a Pedro Pablo Rodríguez e Daniel Chavarría. Existe também homenagem feita a José Martí, mártir da independência cubana em relação à Espanha e um dos principais intelectuais, escritores, jornalistas e ensaístas do país.

José Martí

Cuba comemora este ano os 160 anos de nascimento de Martí, e além das homenagens feitas, a feira dispunha de vários títulos do autor, análises de sua obra e uma edição do livro de contos infantis "La edad de oro", um clássico da literatura da ilha.

Longe dali, na Plaza de Armas, um dos senhores que vendem livros recomenda o autor Leonardo Padura, "Ele é o homem do momento, um gênio", diz o ambulante. De fato Padura acaba de ganhar o prêmio Nacional de Literatura e gerou uma pequena comoção quando apareceu no Pabellón Cuba, a segunda casa da feira e que focava mais em livros infanto-juvenis, para autografar seu mais recente romance, El hombre que amaba a los perros, de 2009.

Mas ele não foi o único presente no evento, o brasileiro e colunista de Caros Amigos, Frei Betto, por exemplo, esteve entre os convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bíblia: a Escritura Sagrada Inspirada por Deus. João Crispim Victorio – Professor, Especialista em Educação. “Toda Bíblia é comunicação de ...