quinta-feira, 10 de abril de 2014


O caminho a escolher... 

Vejo com muita tristeza e indignação que muitas pessoas tomaram e continuam tomando posições equivocadas contra o PT. Por exemplo, ouvi muitos gritos e, até, xingamentos raivosos de gente que se diz de esquerda e, claro, os de direita, com os envolvidos no suposto esquema do mensalão. Mas, por outro lado, essas mesmas pessoas não se manifestaram contra a manobra para engavetar o processo do dito mensalão tucano.

Parece-me que as pessoas ditas de esquerda já esqueceram tudo de ruim que o governo de FHC e toda a corja que o acompanhava, lembro dos privatistas que se beneficiavam, representaram para o povo brasileiro, principalmente o mais pobre. Aliás, na democracia tucana, pobre não tinha vez, muito menos voz, que foi abafada pelo alinhamento do governo da época com os organismos internacionais, em detrimento da organização e soberania nacional.

O Partido dos Trabalhadores cometeu alguns erros de estratégias políticas e ainda comete alguns outros, mas, acredito, erra tentando acertar. Cometeu o erro de no passado abrir suas portas a qualquer um, como forma de crescimento e consolidação partidária. Hoje, avalio tal estratégia como desnecessária. Vemos na conjuntura atual que o Partido se tornou o maior e mais bem estruturado do país. A abertura e as alianças com partidos, muitos deles de ideologia duvidosa, trouxe, no meu modo de ver, algumas consequências e sabemos que na política estamos sujeitos aos ônus e bônus de nossas ações.

O bônus é que, se por um lado, ocupamos o maior e mais responsável cargo político de um país, a Presidência da República. Por outro lado, estamos pagando caro com os desonestos e corruptos que entraram para nossa legenda e fizeram ou ainda fazem parte diretamente do PT ou das alianças políticas estabelecidas. Isso, com todo respeito, são coisa que o próprio partido precisa resolver internamente com seus militantes. Deixemos, então para eles.

Agora, no momento, o que está em jogo é o destino político do país. Temos, na minha concepção, dois caminhos a seguir. Esses caminhos, não sejamos ingênuos, de caráter ideológico, serão escolhidos por meio do voto. Sendo assim, paremos para analisar e verificar a quem estamos favorecendo ou prejudicando com nossas atitudes de, cegamente, condenar o PT.


João Crispim Victorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bíblia: a Escritura Sagrada Inspirada por Deus. João Crispim Victorio – Professor, Especialista em Educação. “Toda Bíblia é comunicação de ...